sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Se libertar

Opera-se uma perigosíssima e radical inversão de valores. A lente capaz de transformar a mais abjeta prisão no paraíso da liberdade, a prática mais asquerosa em paradigma de honradez, (...) tal lente, cuja substância é a ideologia destilada pelo capital financeiro, faz desaparecer o ser humano, substituído por uma sombra de si próprio, uma caricatura, uma risível miragem. Como se reduz a uma miragem aquilo que hoje se denomina "democracia".

José Arbex


Assim manteve-se aberta até que a releitura se fizesse gravada. Assim remodelarei meus conceitos básicos. Sugando todas as possibilidades, permitindo surgir a versatilidade necessária para minha melhor reconstrução. Como ao anexar novos elementos sobre o significado da palavra democracia. Desvinculando-me dos ideais um tanto fundamentalistas.
Essa é minha realidade (antes oculta). A esse modo de produção servirei, e meu baluarte será o conhecimento. Assim mesmo de casulo precocemente rasgado, não se entregar ao "triunfalismo ingênuo", e transformar, e persuadir, e evoluir, se libertar...

Ellen Joyce
24/08/07

Um comentário:

Nação Anarchon disse...

Os textos do Zé(Arbex)são sempre bem-vindos!
Zé nesse trecho poderia (e o fez) nos levar a uma definição rápida do que é imperialismo.
Imperialismo é a política do capital financeiro.
Como diriam alguns intelectuais, o capitalismo atualmente tem sua face videofinanceira, em que, banco, indútria etc. passam pela TV.
(Chávez sacou isso mandando pro inferno a RCTV antinacional e golpista. E pra 'sorte' de alguns alienados-hipnotizados pela programação da tv hegemônica das novelas consagradoras do capital estrangeiro, Lionel Brizola não chegou à presidência. Um de seus objetivos era 'botar pra correr' este veículo televisivo que aplaudiu a ditadura).
As pessoas no deccorrer do tempo vêm percebendo como o capitalismo age de acordo a sua lógica destrutiva, espoliadora segregacionista, seja ele em sua face 'clássica', videofinanceira (esquema de apolitização do cidadão) etc.,pregando liberdade e democracia (de poucos privilegiados do sitema).
Como é que há democracia onde "alguns são mais iguais q outros" (Orwell) ?!
Tendo um mínimo de bom senso, podemos constatar que ao longo dos anos de ascenção e consolidação sanguinária-,limpadora-de-terreno, o capitalismo nos ofereceu plutocracia e não democracia!
É Zé, mandemos esses teóricos gringos (smiths, hayeks) pra puta q os pariu!